HEART & SOUL: A NOVA APOSTA DO SPOTIFY PARA CUIDAR DE QUEM VIVE DE MÚSICA
- 3SONS
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
O Spotify acaba de expandir globalmente a sua nova iniciativa voltada para o bem-estar emocional e psicológico

O Spotify acaba de expandir globalmente a sua nova iniciativa voltada para o bem-estar emocional e psicológico de quem vive da indústria da música: o programa Heart & Soul: Mental Health for Creators. A proposta, que nasce da parceria direta com a organização Backline, mira exatamente nos bastidores desse mercado, oferecendo suporte real e contínuo para artistas, produtores, compositores, empresários e todos os profissionais que fazem a engrenagem da música girar.
A rotina de quem vive de música sempre foi intensa. Agenda lotada, pressão por performance, alta exposição nas redes, cobranças internas e externas. Tudo isso, somado aos desafios pessoais, faz com que a saúde mental seja hoje uma das pautas mais urgentes da indústria. E o que o Spotify está fazendo aqui não é simbólico, é prático.
Dentro do Heart & Soul, os profissionais passam a ter acesso a uma série de recursos importantes, como o Global Mental Health Resource Hub, um centro de apoio multilíngue com orientações e suporte especializado em diferentes países. Além disso, o programa inclui um concierge individual por e-mail, para orientar de forma personalizada os profissionais a encontrar atendimento psicológico e terapias de acordo com o local onde estão.
O programa também viabiliza financiamentos de sessões de terapia, atualmente direcionados aos artistas dos programas EQUAL, RADAR e GLOW nos EUA e Reino Unido. Mas o compromisso vai além: o Spotify está financiando organizações de referência na área, como MusiCares, Music Minds Matter, Music Health Alliance, The Busyhead Project e o fundo WE GOT YOU! da Chappell Roan, para garantir que o suporte chegue em diferentes níveis da indústria.
Além do suporte direto, o programa ainda inclui ações práticas nos bastidores, com ativações de bem-estar em festivais, estúdios e eventos, distribuição de kits de autocuidado, workshops e conteúdos educativos contínuos. Os profissionais também terão acesso a materiais como o guia “Mind The Music”, playlists terapêuticas e podcasts, ampliando o acesso à informação e estratégias de autocuidado dentro da rotina da carreira.
Aqui na 3SONS, onde vivemos diariamente a construção de carreiras artísticas, sabemos o quanto esse tipo de iniciativa precisa ser valorizado. Cuidar de uma carreira musical não é apenas pensar em marketing, números e streams. É, acima de tudo, pensar na pessoa que está por trás da arte, no artista enquanto ser humano, com suas vulnerabilidades e emoções.
O lançamento do Heart & Soul é um movimento importante de um grande player que começa a olhar para a indústria de forma mais humana e responsável. E, para nós, que trabalhamos justamente no planejamento estratégico de artistas, projetos e carreiras, acompanhar e trazer esses temas para o centro da conversa faz parte da nossa missão.
Seguimos de olho e acompanhando cada passo de transformação que fortaleça o mercado e traga cada vez mais suporte para quem vive de música.
Comments